Há séculos, as caixas são utilizadas para guardar, acondicionar, organizar ou transportar produtos de todos os tipos e tamanhos.
Na indústria eletrônica as caixas são muito usadas para proteger os componentes eletrônicos que formam um determinado produto. Antigamente, grande parte dos produtos fabricados pelo setor era envolvida por caixas metálicas.
Com o tempo, a indústria eletrônica passou a substituir as caixas metálicas pelas caixas plásticas e com isso, obteve uma série de vantagens.
O uso do plástico permitiu aos fabricantes a eliminação de etapas no processo de produção como a estamparia, a funilaria, a soldagem, o tratamento químico e – em muitos casos – a pintura, proporcionando economia de tempo e otimização do espaço físico. As caixas plásticas também deixaram os produtos mais leves.
Além disso, em alguns tipos de produto as caixas metálicas ficavam magnetizadas, comprometendo assim a dissipação natural dos campos magnéticos e, consequentemente, o funcionamento, a qualidade e a durabilidade do produto. Já as caixas plásticas eliminam os problemas causados pela magnetização por serem más condutoras de eletricidade.
As caixas plásticas são ainda resistentes ao calor, ótimos isolantes térmico-acústicos e quimicamente inertes, além de flexíveis e resistentes ao impacto.
Indiscutivelmente, uma das grandes vantagens encontradas pela indústria eletrônica na substituição das caixas metálicas pelas caixas plásticas foi a redução de custos para o fabricante. Um benefício transmitido para o consumidor que passou a ter acesso a produtos mais baratos no mercado.